PlayList

PlayList

Editais para cursos técnicos do IFPB com mais de 3,5 mil vagas são publicados


 Editais para cursos técnicos do IFPB com mais de 3,5 mil vagas são publicados

Ao todo, quatro editais para o proacesso seletivo de cursos técnicos, que somam 3.565 vagas, foram publicados pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), nesta sexta-feira (14). As inscrições são gratuitas e vão ser realizadas pela internet, de 17 de setembro a 19 de outubro.

De acordo com os editais, são oferecidas vagas em 20 campi do instituto, distribuídos entre 18 municípios do estado, para o período letivo 2019.1. As oportunidades estão divididas em duas modalidades: ensino médio integrado ao técnico, voltada para quem concluiu o nível fundamental, e ensino técnico subsequente, para aqueles que já terminaram o nível médio.

De acordo com os editais, a lista preliminar de candidatos inscritos deve ser publicada no dia 29 de outubro, com período de interposição de recursos para os dois dias seguintes. Após a análise dos recursos, a lista oficial de inscritos deve ser publicada em 01 de novembro.

Já o resultado preliminar da seleção deve ser divulgado no dia 30 de novembro e, após o período para interposição e análise de recursos, o resultado final deve ser divulgado no dia 7 de dezembro. O cronograma para o curso de instrumento musical é diferenciado, por conta da avaliação musical.

Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, a seleção vai ocorrer por meio de análise do desempenho escolar em língua portuguesa ou português, matemática, história e geografia ou disciplinas equivalentes. As notas devem ser do 8º ano do Ensino Fundamental II ou equivalente.

No caso dos cursos técnicos subsequentes, a seleção será feita pela análise do desempenho em língua portuguesa e matemática, cursadas no 1º e 2º ano do Ensino Médio ou equivalente. Além das notas do histórico escolar nessas disciplinas, a análise pode ser feita por meio do desempenho no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Contudo, só serão válidas as edições dos Exames Nacionais após 2009.

Segundo o IFPB, nesses processos seletivos metade das vagas é reservada para quem estudou o Ensino Fundamental na rede pública. Há ainda cotas para quem tem renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, para pessoas negras, pardas e indígenas e pessoas com deficiência. No município de Sousa, há cotas para assentados da reforma agrária.