Warning: session_start(): Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/monfm/public_html/novo/util/Constants.php:1) in /home/monfm/public_html/novo/util/Session.php on line 15

Warning: session_start(): Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/monfm/public_html/novo/util/Constants.php:1) in /home/monfm/public_html/novo/util/Session.php on line 15
Rádio Monteiro FM

PlayList

PlayList

Paraíba é estado do NE que mais reduziu índice de acidentes de trânsito com morte


 Paraíba é estado do NE que mais reduziu índice de acidentes de trânsito com morte

A Paraíba foi o estado do Nordeste que mais reduziu o índice de acidentes com mortes no trânsito e o terceiro do país, ficando atrás, apenas, do Distrito Federal e do Acre. Os dados estão de acordo com um boletim estatístico divulgado pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, (DPVAT), nesta Semana Nacional de Trânsito, e referem-se aos acidentes já indenizados, ocorridos nos anos de 2016 e 2017.

Conforme o levantamento, em 2017 foram registrados e indenizados 608 acidentes fatais na Paraíba, enquanto que, em 2016, esse número foi de 779 casos, o que representa uma redução de 21,95%. No Distrito Federal, a redução foi de 35,08% e no Acre foi de 33,33%. No Brasil, os acidentes fatais indenizados registraram uma redução de 13%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

O seguro DPVAT é um seguro de caráter social, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sem apuração de culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre. Além dos acidentes com morte, o DPVAT oferece coberturas para outras duas naturezas de danos: invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS).

Invalidez permanente

Com relação aos casos de invalidez permanente, estes representam a maioria dos acidentes indenizados no ano passado, na Paraíba. Foram 3.682 casos, em 2017, e 5.076, em 2016, o que corresponde a uma redução de 27,46%, a quarta maior taxa de redução do Nordeste. A primeira, a segunda e a terceira maior redução foram, respectivamente, em Alagoas (33,55%), no Ceará (28,60%) e no Rio Grande do Norte (28,21%).

DAMS

Já no que diz respeito ao reembolso de despesas médicas e hospitalares, foram registrados 333 casos na Paraíba, em 2017, e 425, em 2016, o equivalente a uma redução de 21,65% dos casos. Se comparada com outros estados do Nordeste, a Paraíba foi o estado que apesentou a segunda maior redução na região, ficando atrás do Piauí, cuja diminuição foi de 22,71%.

Todos estes dados são do boletim especial, que apresenta os números de acidentes ocorridos em 2017 e já indenizados até agosto de 2018. Como o prazo prescricional para a solicitação do benefício do seguro DPVAT é de até três anos, os dados devem sofrer alterações conforme as ocorrências são avisadas pelas vítimas e beneficiários.