SOM DA TERRA

CAFÉ, MÚSICA E NOTÍCIAS

Liberados boletos do IPVA para veículos com final de placa 1


Liberados boletos do IPVA para veículos com final de placa 1

Proprietários de veículos com placa final 1 já podem emitir o boleto de pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores 2017 (IPVA) e do licenciamento de 2017. 

A partir deste ano, os boletos do IPVA/licenciamento não serão mais enviados para os domicílios residenciais. A emissão do boleto para pagamento dos tributos deverá ser efetuada somente por meio da internet nos sites da Receita Estadual e do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB).

O pagamento deve ser efetuado nas agências do Banco do Brasil ou de seus associados e também no autoatendimento ou no internet banking. O contribuinte de veículos com placa final 1 pode efetuar o pagamento até a data limite de 31 deste mês, em cota única com 10% de desconto à vista.

A segunda opção é o pagamento em três parcelas sem desconto para o último dia de cada mês, sendo a primeira com vencimento dia 31 deste mês. A terceira opção é o pagamento total do IPVA apenas no dia 31 de março, mas também sem o desconto de 10%.

O vencimento da placa final 2 que, até o ano passado era no ultimo dia útil de janeiro, passou a ser, agora, o dia 28 de fevereiro. Contudo, caso o contribuinte queira antecipar o pagamento poderá gerar o boleto nos portais de qualquer mês do ano. 

Segundo a Receita Estadual, os veículos com ano de fabricação abaixo de 2002 ficarão isentos de pagamento do IPVA em 2017. A legislação em vigor assegura isenção do imposto para proprietários de carros, motos ou qualquer outro veículo com 16 anos completos do ano de fabricação.

Contudo, os veículos isentos do IPVA não ficarão isentos das demais taxas que envolvem o emplacamento, como seguro obrigatório (Dpvat), licenciamento do Detran e a taxa de bombeiro.